A PNL nos ensina a pensar sobre soluções. Constitui-se numa maneira única e atualizada de refletir sobre nosso mundo. Com a PNL, você pode aprender a influenciar a si próprio e a seus relacionamentos com os outros, e a ter o tipo de experiência de vida que você deseja. A PNL funciona na construção de soluções nos negócios, no ensino, na terapia e nas relações pessoais. Se você for alguém que deseja ir além da eficiência em seu trabalho e em sua vida pessoal, se você quiser não apenas ter sucesso, mas também atingir a uma evolução maior, então o treinamento em PNL pode ser para você.
Seis a sete por cento dos americanos apresentam, em algum momento de suas vidas, sinais de dependência química. Nessa pesquisa, a palavra substância foi usada no sentido estrito de substâncias como álcool, cocaína, maconha ou ópio. A pesquisa excluiu a dependência de nicotina e cafeína, bem como qualquer dependência comportamental, como o jogo compulsivo. Neste artigo, vamos focalizar o uso de substâncias; mas as mesmas intervenções funcionam também em qualquer outro problema de dependência. O álcool, sozinho, é responsável pela metade das fatalidades relativas ao trânsito, um quarto dos suicídios, um terço dos assaltos, e a causa de morte de 100.000 americanos por ano.
Relatórios entusiastas sobre o sucesso obtido em centros de tratamento da dependência frequentemente dissimulam o fato de que mais de 80% dos clientes não completam tais programas (Trimpey, 1996, p. 78). Uma vez que a própria publicidade é tão divulgada, o programa de 12 Passos tende a parecer bem sucedido, mas esse sucesso tem sido difícil de demonstrar na pesquisa. O Dr. Keith Ditman, responsável pela Clínica de Pesquisa sobre o Alcoolismo da Universidade da Califórnia, estudou aleatoriamente três grupos de transgressores alcoólatras mandados por um Juiz a uma organização AA, a uma clínica médica e os que ficaram sem tratamento. No período de acompanhamento, 69% dos clientes da AA cometeram novos delitos, e 68% dos da clínica também. Somente 56% daqueles que não fizeram tratamento voltaram a praticar transgressões. (Ragge, 1998, pp. 21-22). Dois estudos de 1997 indicam que os grupos de AA tiveram o mesmo sucesso que os de abordagem comportamental cognitiva, mas não há justificativa para a afirmação de que os grupos de 12 Passos se constituem na melhor solução para a cura da dependência.
As imagens que você vê aqui são imagens "SPECT" de cérebros adultos geradas por computador. Elas mostram os níveis de atividade no cérebro, e não o próprio cérebro físico real. Onde você vê "buracos", estão realmente as áreas com atividade muito baixa do cérebro. Os buracos nas imagens NÃO são buracos físicos no cérebro, mas partes dele que não estão mais funcionando adequadamente. No cérebro saudável, a "forma" da atividade se parece com a forma física do cérebro, porque todo o material do cérebro está ativo. As cores foram colocadas pelo computador, para simular iluminação lateral por luzes de cores diferentes, a fim de ajudar a orientação visual.
Promotores e juízes do Rio Grande do Sul estão aplicando, de forma sistematizada, o que chamam de "justiça terapêutica", nos casos envolvendo usuários de drogas.
Em vez da condenação do viciado à prisão, o Ministério Público e o Poder Judiciário preferem submetê-lo a tratamento médico.
Essa nova "filosofia" reduz a reincidência, custa menos e afasta o usuário de drogas da "pós-graduação do crime, que são os presídios", conforme disse hoje o procurador de Justiça Ricardo de Oliveira Silva, que acompanhou o emprego de experiência semelhante nos Estados Unidos.