Fobia de Avião

A cliente C.M. procurou-me com fobia de avião. Precisava viajar profissionalmente e o fato de não conseguir estava prejudicando-a.

 Investiguei, a princípio, se havia algum incidente traumático com avião, o que ela negou. Aliás, no passado viajava e até gostava. A partir de determinado momento, todos os sintomas fóbicos se manifestavam quando surgia a necessidade de uma viagem.

 Pesquisei também se a sensação fóbica só ocorria em aviões, o que ela negou. Lembrou-se que acontecia também, as vezes, em elevadores, quando eles davam um certo solavanco.

 Isso levou-me a desconfiar que o avião não era o motivo e fui pesquisar a origem da "sensação", ou seja, a primeira vez que ela aconteceu. Surpresa: aos 2 anos de idade aproximadamente, em uma festinha de seus pais em sua casa, tomou todos os restos de bebida alcoólica nos copos que alcançou. Seus pais, distraídos não perceberam e ela desmaiou e entrou em coma alcoólico. Quando "desmaiou", a sensação da queda foi a mesma que anos mais tarde vivenciou, por acaso dentro de um avião que sofreu uma pequena turbulência, disparando a âncora da situação de perigo ocorrida na infância. No seu inconsciente os fatos ficaram ligados e daí a fobia.

 Através da técnica "reimprinting", desapareceu a conexão entre o balanço e a situação de perigo na infância e ela viajou tranqüilamente de avião a partir daí e, segundo ela própria, até gostou e achou a viagem maravilhosa.

 Casos como esses acontecem com muita freqüencia. Felizmente a PNL proporciona a possibilidade de "atualizarmos" algumas informações que ficaram anos ultrapassadas. O cérebro humano é fantástico na sua capacidade e rapidez em aprender, não necessitando portanto de anos de terapia para efetuar essas alterações.

 Cada vez mais aumenta o número de pessoas que se beneficiam com as técnicas da Programação Neurolingüística e isso me traz uma satisfação enorme. Pessoas que viveram anos sofrendo com problemas, que mudam, muitas vezes com algumas sessões apenas. Acredito que, cada vez mais, com o avanço dos estudos que continuam, poderemos usufruir da condição de ser humano pleno, saudável e feliz.

Anita Rebeca Fischer Moraes
instrutora da SBPNL, Psicóloga, Master e Trainer em PNL pela SBPNL e
NLP Comprehensive em Boulder, Colorado/USA
tel/fax (011) 543-9946   e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Você está aqui: Home FOBIAS Fobia de Avião